quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Distensão Muscular cada vez mais frequente nas atividades Fisicas.

Distensão Muscular cada vez mais frequente nas atividades Fisicas.
Normalmente as distensões musculares ocorrem por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A distensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa (adutor) e na panturrilha. O alongamento exagerado durante o movimento é causado quando o músculo é exigido e alongado além de sua capacidade, geralmente como conseqüência de movimentos bruscos. 
Os principais sintomas costumam ser dor aguda no local, inchaço e formação de hematomas, o que leva a incapacidade para atividades físicas.
Algumas providencias devem ser tomadas quando acontece uma distensão: o repouso do músculo afetado deve ser o procedimento número um. Continuar a movimentá-lo pode agravar a lesão e aumentar a dor. “É preciso colocar gelo no local o mais rápido possível, para diminuir a dor, a inflamação e o sangramento interno”. O tratamento com gelo deve ser repetido durante o tratamento principalmente nos primeiros dias. A aplicação de compressas quentes só deve ser feita depois desse tempo, para complementar o tratamento, caso exista a necessidade. Mas nunca imediatamente após a lesão. “O calor aumenta o inchaço e o sangramento”. Além do gelo, é necessário tomar analgésicos e antiflamatórios, mas sempre seguindo a orientação de um médico.
De uma maneira geral a realização de tratamento fisioterápico, é parte fundamental no tratamento de lesões musculares independente do grau da lesão.
Como prevenção das distensões musculares algumas dicas são de grande valia, ou seja, para previnir a distensão muscular e outros tipos de lesão, a principal recomendação é fazer um aquecimento e, principalmente, alongamento antes do início da atividade física. “O alongamento aumenta a capacidade de elasticidade dos músculos, o que melhora a resistência deles contra as lesões”, O cansaço muscular, a falta de preparo e a má alimentação também contribuem para o enfraquecimento das fibras.
A alimentação também é fator importante, ou seja, comer bem também serve para prevenir lesões musculares. Alimentos ricos em ferro (espinafre e feijão) e proteínas (leite e ovos) ajudam a aumentar a elasticidade e a capacidade muscular. O excesso de treinamento conhecido como overtraining, atinge o organismo por inteiro, com repercussões negativas em vários sistemas do corpo. A sobrecarga de exercícios físicos contribui para a perda da resistência dos músculos e facilita o aparecimento de lesões. Além da falta de alongamento, a falta de colágeno - uma proteína que permite a elasticidade dos tecidos - também é responsável pelas distensões musculares. Com o envelhecimento, a substância é produzida em menor quantidade pelo organismo.
Sendo assim quando apresentar uma distensão ou a suspeita de tal deve ser levado em conta algumas importantes dicas:
-Parar o exercício imediatamente quando sentir a dor. Continuar o movimento pode agravar a lesão;
- Deixar o músculo lesado em repouso;
- Colocar gelo no local. O gelo, além de ajudar a diminuir a dor, pode impedir o aparecimento do edema (inchaço) e do hematoma (mancha roxa na pele). Nas primeiras horas, devem-se aplicar compressas de gelo durante cerca de 20 minutos, de duas em duas horas;
- Tomar analgésicos e antiflamatórios, sempre com a supervisão de um médico. Os remédios ajudam a diminuir a dor e aceleram o processo de recuperação do músculo;
- Fazer fisioterapia. A movimentação do músculo, sempre com a supervisão de um profissional, é importante na recuperação, que leva de três a quatro semanas. A fisioterapia nesses casos é sempre indicada devido ao seu arsenal de terapias combinadas: Hidroterapia, Termoterapia, Crioterapia, e outros métodos.
- Não continue a exercitar o membro, nem tente fazer alongamento para diminuir a dor;
- Nunca aplique compressas quentes no local imediatamente após a lesão. O calor faz aumentar o sangramento interno do músculo e o aparecimento de edemas. O tratamento com calor pode ser feito após o período inicial de tratamento com gelo, para ajudar a diminuir a dor;
- Evite fazer massagens no local, isso pode ajudar a agravar a lesão;
 - Não é necessário imobilizar o membro lesado;
-  O repouso do local da lesão é muito indicado.
Diante disto a Global Fisio, Clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates, esta preparada para atender todos os desportistas profissionais ou amadores que apresentarem qualquer tipo de lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário