quinta-feira, 24 de março de 2011

Sindrome Trato ilio tibial

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL EM CORREDORES







O primeiro para vencer uma lesão é reconhecê-la. A síndrome do trato iliotibial é uma tensão ou inflamação (geralmente pelo excesso de treino) da faixa de tecido que se estende ao longo da lateral da coxa. A banda iliotibial ajuda a estabilizar e movimentar a articulação do joelho, mas, quando não funciona direito, você sente dor ao correr.









Anatomicamente, o trato íliotibial é a continuação da porção tendínea do músculo tensor da fáscia lata, com contribuição da porção lateral dos músculos glúteo médio e mínimo. A zona de impacto da banda íliotibial com o fêmur ocorre em aproximadamente 30º de flexão do joelho, o que significa o momento logo após o contato do pé com o solo durante a corrida, por isso a alta incidência em corredores, principalmente os de longa distância.






Causas



A etiologia da síndrome do trato íliotibial é multifatorial, geralmente acomete corredores iniciantes, e está relacionada com aumento repentino do volume de treino semanal, treinos em declives, treinos em superfícies irregulares, alteração na biomecânica da corrida e pisada do tipo hiperpronada, a qual gera uma rotação interna da tíbia e conseqüentemente maior tensão na banda íliotibial. Encurtamento da banda íliotibial, da musculatura do tríceps sural, reto femoral, quadríceps, e déficit de força dos abdutores do quadril, como o glúteo médio e mínimo, aparecem como um fator importante no desenvolvimento da síndrome do TIT, devido à diminuição da habilidade dos abdutores de controlar excentricamente a adução do quadril.







Tratamento



O tratamento na fase aguda é tem como objetivo reduzir a inflamação focal no local da fricção da TIT com o epicôndilo lateral, e alívio da dor, e a fisioterapia é indispensável para o sucesso do tratamento, e são utilizado recursos antiinflamatórios como o ultra-som, laser, iontoforese e a crioterapia. Com a melhora do quadro, são acrescentados exercícios de alongamento principalmente da banda íliotibial e dos músculos que estejam encurtados, e fortalecimento dos abdutores do quadril. As alterações biomecânicas deverão ser corridas e o retorno do atleta a seus treinos de corrida deve ser feito de forma gradativa, começando com sprints leves, evitando treinos em declives.









Alongamento



Para alongar a região, deite, flexione os joelhos e então cruze a perna passando o joelho esquerdo passando por cima do direito. Jogue os joelhos para o lado esquerdo, enquanto gira o corpo transferindo o peso para o lado direito. Apoie o pé direito no chão e mantenha o ombro direito abaixado. Fique nessa posição por 2 a 3 minutos. Faça o mesmo com a outra perna.



Fortalecimento



Glúteos fortes podem ajudar a evitar a síndrome da banda iliotibial. Deite-se sobre o lado direito do corpo. Flexione o joelho esquerdo e apoie o tornozelo esquerdo logo abaixo do joelho direito. Mantenha o tornozelo nessa posição;eleve e abaixe o joelho esquerdo. Faça duas séries de oito repetições com cada perna.





Liberação miofascial


Boa opção para aliviar a tensão. Em dupla: deite-se de lado, com os joelhos flexionados. Peça ao parceiro para pressionar o antebraço dele contra a parte externa da sua coxa e então deslizar o braço.



Sindrome do trato iliotibial x tendinite patelar ( "joelho de corredor")







A síndrome do trato iliotibial costuma ser confundida com a tendinite patelar ou "joelho de corredor". Veja as diferenças







Síndrome do trato iliotibial





- Dor na parte externa do joelho



- O joelho dói durante os treinos longos, mas depois a dor passa



- A dor tende a piorar quando a pessoa desce escadas e ladeiras



- Movimentos acentuados de flexão do joelho não provocam dor



Joelho de corredor





-Presença de rigidez na parte da frente do joelho e no interior da patela



-O joelho dói no início da corrida, mas pára depois do aquecimento



-Dói mais quando a pessoa sobe escadas ou ladeiras



-Movimentos acentuados de flexão do joelho provocam dor







Dicas de prevenção!!

Antes da corrida => Troque o tênis velho por novos.



Durante a corrida => Reduza o volume, a intesidade e os treinos em subida. Se treina em pista, corra 1km em sentido horário e 1km em sentido anti-horário.



Após a corrida => Alongue e fortaleça, coloque gelo nos músculos, massageie-se com as mãos ou use um rolo de espuma.









Fonte:triatlo runner's world

Nenhum comentário:

Postar um comentário