quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Hidroterapia e seus benefícios no tratamento pré e pós operatórios.


 A Hidroterapia e seus benefícios no tratamento pré e pós operatórios.

Nos dias de hoje, vivemos uma rotina que nos leva a grandes desgastes físicos e mentais, que nos faz reféns de situações patológicas e condições físicas desgastantes e dolorosas.
A hidroterapia, “fisioterapia aquática” é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêutico, forma de tratamentos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia, onde através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação associada às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão. Os fisioterapeutas têm usado a água para a reabilitação, pois permite a realização precoce de exercícios. As indicações para realizarem a reabilitação aquática são inúmeras, desde pacientes ortopédicos em geral (com ou sem historias de cirurgia); esportistas de todas as modalidades; pacientes com patologias neurológicas; pacientes reumatológicos; síndromes dolorosas; idosos; crianças e gestantes.
Dentre as indicações destaca-se também a capacidade de tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico, facilita a coordenação motora e o equilíbrio, diminui o impacto do nosso peso corporal sobre as articulações e melhora do sistema cardiorrespiratório. A água tem um poder especial no combate do estresse e ainda ajuda a rejuvenescer o corpo.
A hidroterapia atualmente tem grande destaque no tratamento e reabilitação dos pacientes que realizam procedimentos cirúrgicos, sendo hoje responsável pelo sucesso nos pós-operatórios em geral, ou seja, pós operatórios de joelho, quadril, coluna, tornozelo, varizes e outras estruturas, inclusive naqueles pacientes que realizam cirurgias para diminuição de estomago, pois auxilia no reequilíbrio muscular, favorecendo o ganho de força muscular e tonificação muscular, fator muito prejudicado com a perda de peso.
A hidroterapia na área esportiva é fundamental desde a prevenção como na própria recuperação de processos patológicos, seja traumático ou não. Vale à pena lembrar que a agua aquecida trás inúmeros benefícios desde relaxamento até o ganho considerável de força muscular em pequeno espaço de tempo devido ao processo de neovascularização, podendo chegar a 30% o ganho de tempo final de tratamento. “É importante ressaltar que a Hidroterapia proporciona o inicio precoce do tratamento, pois dentro da agua o paciente consegue realizar atividades que muitas vezes estão limitadas fora da agua, devido ao tipo e condição cirúrgica, gosto sempre de frisar que dificilmente um individuo retorna a atividade esportiva após uma cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior de joelho, por exemplo, sem um trabalho de Hidroterapia concomitante ao tratamento fisioterápico convencional”.
 Como qualquer atividade física, a hidroterapia tem algumas restrições. Se o paciente possuir algum tipo de micose de pele ou unha, alguma infecção de pele ou qualquer tipo de ferida aberta será proibido a sua entrada na piscina, pois a água pode piorar o seu estado. O paciente que possuir incontinência urinaria e/ou fecal também deverá receber atenção especial.

Com os devidos cuidados e orientações necessárias dado pelo fisioterapeuta, porque não realizar seu tratamento dentro da água? Sempre é bom lembrar que uma avaliação deve ser feita e a indicação do médico também é essencial em alguns casos.
Portanto para que a Hidroterapia se torne um tratamento que alivie o stresse e consiga diminuir as tensões musculares do nosso dia a dia melhorando a limitação de cada paciente deve-se sempre procurar clinicas especializada e equipada com piscina adequada ao tratamento indicado. É importante ressaltar ainda que Hidroterapia não é apenas caminhar na agua aquecida, e sim realizar atividades relacionadas com cada individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário