segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entorse de Tornozelo


Entorse de Tornozelo

Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é freqüentemente usado em referência específica à lesão de um ligamento.
Os entorse podem ser classificados e diferentes graus que ajudam na realização de um programa eficaz de tratamento.
· Grau I - ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.
· Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.
· Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

            Geralmente as lesões por entorse são provocadas da seguinte maneira:

            Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.
Diante disto algumas dicas são importantíssimas para a previnir as lesões.

            As pessoas cujos tornozelos torcem com facilidade podem evitar as lesões subseqüentes utilizando aparelhos ortopédicos, meias elásticas para os tornozelos e colocando dispositivos no calçado para estabilizar o pé e o tornozelo.
Além disso, fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos que agem no tornozelo e melhorar o equilíbrio através de exercícios de propriocepção, treinos em terrenos irregulares (com supervisão de um profissional da área).

          Quanto ao período de tratamento, deve ser levado em conta a classificação da lesão (graus), ou seja, depende da gravidade da entorse. Os ligamentos têm a vascularização regular e cicatrizam lentamente. O reparo é feito por tecido fibroso e colágeno. O prazo é:
· Grau I – uma a duas semanas de crioterapia (gelo), mais compressão, elevação, mais fortalecimento muscular e propriocepção (fisioterapia).
· Grau II - imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se: crioterapia, mais fortalecimento muscular e propriocepção.
· Grau III – cirúrgico com recuperação de oito a 12 semanas
Na Global Fisio, clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates a abordagem para se iniciar o tratamento de um individuo que sofreu um entorse é o mesmo que se utilizam com atletas de alto nível e rendimento.

Sendo assim todo paciente da Global Fisio é submetido a avaliação inicial para determinar em que grau de lesão e entorse se encontra para posteriormente iniciar o tratamento fisioterápico e Hidroterápico.

Associado ao tratamento de fisioterapia, tem se atualmente como aliada no tratamento o método de Kinesio Taping.



Nenhum comentário:

Postar um comentário