sexta-feira, 9 de maio de 2014

LCA - Ligamento Cruzado Anterior

O LCA é um dos maiores pilares de sustentação do joelho. É uma parte do corpo humano muito susceptível à lesões. Lesões Meniscais, traumas, artrites, artroses são afecções que causam certo impacto, mas nada compara-se, as lesões ligamentares do joelho, em especial o LCA (Ligamento Cruzado Anterior).
Nosso joelho é composto por 5 ligamentos Principais (Cruzado Anterior, Cruzado Posterior, Colateral Tibial, Colateral Fibular e Patelar), 2 Meniscos (Medial e Lateral), 1 osso (patela) e diversos músculos, sendo o ponto de encontro do Fêmur com a Fíbula e a Tíbia.
O ligamento cruzado anterior é formado por duas bandas. Tem origem no côndilo femoral lateral e sua inserção no platô tibial medial. Durante a flexão do joelho, o LCA roda 90º em torno dele mesmo. Sua função é manter a estabilidade anterior da articulação. Possui os movimentos de Hiperextensão do joelho, Translação anterior da tíbia, Varo e valgo, e Rotação interna.
A maneira mais comum de se lesionar o LCA é girar o corpo sobre o joelho. Normalmente os pacientes relatam escutar um estalido e apresentam dor, inchaço e perda parcial da função. As lesões podem ser parciais ou totais dependendo do movimento, força e alongamento. A lesão parcial é mais frequente, e o ligamento se encontra lesado em apenas parte de sua circunferência, levando à uma incapacidade temporária. O diagnóstico da lesão parcial é de difícil avaliação ao exame clínico e radiológico e, quando não se consegue estabelecer o grau de rompimento do Ligamento, somente na cirurgia se nota o grau da lesão no paciente. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE UMA LESÃO QUE UMA LESÃO DE LIGAMENTO, EM 50% DAS VEZES, VEM ACOMPANHADA DE OUTRA LESÃO (QUE GERALMENTE É MENISCAL).

“É uma Lesão muito seria, que se tratada da maneira correta, te possibilita a realizar atividades físicas normalmente após o período de reabilitação.”
Cristhian Vargas, goleiro do Foz Cataratas Futsal , que realizou cirurgia em 2013 para correção do LCA do joelho Esquerdo.

Atualmente defendendo o Foz Cataratas realiza seu trabalho e acompanhamento fisioterápico na Global Fisio, sob a minha supervisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário