segunda-feira, 30 de julho de 2012

Artrose : Um mau que pode ser tratada.


Artrose



A artrose é a mais comum das doenças reumáticas, acomete tanto homens como mulheres e aumenta sua incidência com a idade. Vários fatores estão envolvidos no seu aparecimento e seu principal sintoma é a dor nas articulações. O tratamento da artrose inclui várias medidas que melhoram a qualidade de vida, como exercícios físicos, repouso, controle do peso e medicamentos para controle da dor.

artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo o quadril, os joelhos ou os pés.

No início a artrose pode não apresentar sintomas, sendo vista somente através de radiografias. A dor é o principal sintoma, que no início ocorre apenas com a movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso, mas que progride para uma dor profunda até mesmo em repouso. Muitas vezes a dor é acompanhada de uma rigidez ao levantar-se pela manhã ou após longo período sentado. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, ruído na articulação (crepitações), inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos.
Em geral, o envelhecimento e a sobrecarga da articulação fazem com que a cartilagem se desgaste e perca agilidade e elasticidade. Os sintomas da artrose são a dor e a limitação da função articular. A limitação do movimento deve-se ao fator mecânico: as superfícies articulares, em vez de estarem acolchoadas pela cartilagem, tornam-se rugosas e atritam-se.
artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam.
Por se tratar de uma doença crônica, o seu tratamento deve ser iniciado tão precocemente quanto possível e de forma individualizada. O objetivo principal do tratamento é o alívio da dor, proporcionando melhora na qualidade de vida, através da manutenção ou recuperação da capacidade do indivíduo em realizar suas atividades habituais.
As formas de tratamento da artrose são: medicamentos e terapias não-medicamentosas, sendo que nestas formas estão incluídas as medidas fisioterápicas, ocupacionais e orientações psicológicas e nutricionais. Os tratamentos buscam controlar a dor, manter ou ganhar força muscular e mobilidade articular, prevenir e minimizar os efeitos da doença, no que se refere aos movimentos ou às possíveis deformidades articulares. Tenta-se, dessa forma, diminuir a evolução das lesões nas articulações.
O tratamento medicamentoso para a dor pode ser feito com o uso de analgésicos simples, e nos casos sem resposta satisfatória pode-se usar antiinflamatório.
A atividade física é uma grande aliada contra a artrose, caminhar, correr, nadar ou alongar-se por pelo menos 30 minutos por dia faz com que você mantenha uma boa amplitude da articulação, diminuindo assim as chances de ter um desgaste articular precoce. O exercício para ser benéfico, tem que ser sistemático e fazer com que a articulação mova-se em toda a sua amplitude. O exercício é um método de prevenção e de tratamento. Neste sentido a dor é um bom indicador de limite, se há dor é sinal de que se está fazendo exercício em excesso ou que se está fazendo da forma errada.
Diante disto a Global Fisio, esta preparada para receber os pacientes para tratamento desta patologia.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lesão de Adutores e Tendinites podem fazer você deixar de realizar atividades físicas.


Lesão de Adutores e Tendinites.




Quem corre sabe da contribuição que os músculos trazem ao corpo inteiro durante a prática do esporte. Além do trabalho de sustentação do joelho, alguns músculos das pernas, mais especificamente das coxas, também agregam a função de estabilizadores do quadril.



Os músculos adutores, localizados na parte interna da coxa, têm a função de fazer a adução do quadril, ou seja, o movimento de fechamento das pernas. “Esses músculos com os ísquios tibiais são os principais responsáveis pelo movimento da pélvis e têm a função de estabilização do quadril durante a corrida”.



Outra mecânica que os músculos são atuantes, nesse caso em menor intensidade, é o da amplitude da passada. A execução do movimento deve ser bem apurada para que a sustentação do joelho se faça por meio de força e resistência. “Apesar de não ser o músculo principal da amplitude da passada, os adutores auxiliam no trabalho para o movimento fluir mais naturalmente”.



A intensidade da força, a velocidade e o posicionamento do corpo para alcançar o movimento preciso durante a corrida podem prejudicar a musculatura durante o percurso. O estiramento dos adutores, que reflete em fisgadas agudas na virilha, pode ser causado pelo falta de alongamento da região. “A lesão pode acontecer quando o atleta não possui muito alongamento muscular ou também quando ele não está muito aquecido antes do treinamento ou da prova”, por isso um bom alongamento e um aquecimento antes de qualquer atividade fisica são fatores primordial para manutenção de uma boa atividade fisica.



A maneira como caminhamos ou corremos também pode estimular para o estiramento muscular dos adutores. O mal funcionamento biomecânico da estrutura pélvica, mecânica correta de caminhar e dos movimentos esportivos, pode ser o causador de lesões. “Um exemplo disso é quando um atleta possui um lado do adutor mais retraído do que o outro. Isso pode causar o estiramento ou mesmo o encurtamento do músculo”.



Cerca de 10% a 20% dos esportistas brasileiros são acometidos com o estiramento nos adutores, as famosas fisgadas na virilha.



Tipos de lesões

As lesões, que também pode ocorrer com a abertura extrema da perna ou em momentos de alta velocidade e movimento brusco durante a largada de uma corrida são classificadas em três graus. “Na lesão de 1º grau acontece somente o estiramento do músculo. Já na de 2º, parte do músculo sofre uma ruptura e, na de 3º grau, os adutores rompem-se completamente”.



Dependendo do grau da lesão, o corredor ou atleta em geral pode ficar até seis semanas sem fazer nenhuma atividade física. “Em estiramentos de 2º grau, o atleta pode ficar durante semanas afastadas dos treinos. Enquanto que uma lesão mais profunda, de 3º grau, o atleta pode até ter de passar por uma intervenção cirúrgica”.



Prevenção e tratamento

Para evitar dores agudas e problemas crônicos, como a inflamação do púbis (Pubeites) é necessário adicionar cuidados extras à rotina de treinamento sendo recomendado: “fortalecimento muscular regular, dando prioridade para os exercícios de propriocepção, prática terapêutica, além dos tradicionais de força e resistência”. Além disso, é fundamental fazer um bom aquecimento antes de começar a atividade fisica, pois, assim, você prepara o corpo para receber o impacto do esporte.



Em paralelo à execução de exercícios físicos, aconselha se o uso de técnicas como Fisioterapia osteomusculares e, posteriormente, RPG: “É a partir da correção das simetrias da cintura pélvica que o estiramento deixa de acontecer. O trabalho multidisciplinar feito em conjunto com um fisioterapeuta e o treinador do atleta também ajuda a prevenir esse tipo de lesão”.



O estiramento pode ser tratado ainda com técnicas especificas de fisioterapia, como analgesias, eletroterapia, ou ainda com gelo no local e repouso. “O atleta que faz acompanhamento fisioterapico tem chances mínimas de sofrer lesões musculares”.

Por isso sempre recomenda se realizar tratamento e acompanhamento Fisioterapico preventivamente assim como tratamento especializado quando já se tem os sintomas de estiramentos ou tendinites. A Hidroterapia representa uma excelente atividade na reabilitação de atletas de ponta como jogadores de futebol.

Por isso na Global Fisio , clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates a preocupação com a melhora de cada paciente é prioridade para satisfazer o atendimento a cada paciente.

Venha fazer seu tratamento!!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Final de Semana

Bom dia a todos que me seguem, que este fim de semana seja de muita alegria, trabalho, lazer e acima de tudo de muito cuidado com seu corpo.
Que Deus esteja cuidando de todos.
Beijão ,
Dr. Anderson Kirihara

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Visita Ilustre

Quem estava hoje a tarde na clinica GLOBAL FISIO, teve a grata satisfação de rever um paciente antigo e também um grande amigo da Família GLOBAL FISIO,o atleta de Futebol Felipe Tontini (PEPE), atualmente jogador do Grêmio porto alegrense.
"Pepe" como é conhecido no mundo do futebol em ferias rápida aqui na sua cidade de origem e  não deixou de rever amigos e principalmente o pessoal da Global Fisio , clinica que tratou de seus joelhos quando ainda estava praticando futebol nas escolinhas da cidade.
Pepe aproveitou ainda para tirar uma foto para a galeria da clinica, ao lado dos profissionais e de seu irmão Alexandre Tontini.
Grande PEPE que DEUS continue a trilhar sua vida e seu caminho rumo ao sucesso como atleta .


Global Fisio.
Foto: Dra. Carina Dal, Dra. Karina Ferreira, Dr.Giovanni Rispoli, Alexandre , PEPE e Dr. Anderson Kirihara

Participar

Bom dia amigos , vamos fazer deste blog uma ferramenta de informação.
Por isso ao entrar click em seguir e se torne um seguidor deste blog para que possamos dar continuidade a escrever matérias relacionadas as atividades .
Um grande abraço e beijo a todos.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Iguassu Night Run 2012


TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS PELO METODO DA KINESIO TAPE / KINESIO TAPING.

Olá amigos que irão participar da nova edição da Iguassu Night Run 2012, venha fazer sua Kinesio Taping, esta maravilhosa técnica para tornar sua corrida mais confortável.




É uma solução revolucionária da medicina do Esporte para tratamento e prevenção de lesões músculo esquelética em geral, NÃO SOMENTE UTILIZADA NO ESPORTE, POREM MUITO DIFUNDIDA NO MEIO ESPORTIVO MUNDIAL.

Um método de bandagem terapêutica adesiva, elástica, fina, porosa, sem medicamentos que proporciona estímulo corporal constante para tratamento de diferentes patologias.

A técnica está embasada no Conceito de Estimulação Tegumentar (CET) que permite a diferenciação da utilização desta bandagem com outros métodos similares. 

A bandagem terapêutica KINESIO TAPE permite sensação de suporte e estabilidade, promove analgesia e aumento do fluxo sanguíneo periférico. 

Importante auxílio no tratamento de diversas patologias ortopédicas, neurológicas do aparelho locomotor gerando estabilidade e suporte, e uma recuperação mais rápida para os músculos doloridos ou feridos sem sacrificar o conforto ou a liberdade de movimento.

Esta técnica foi projetada para os atletas profissionais, atletas olímpicos e pessoas ativas em todo o mundo, como base de suporte para que se recuperem mais rapidamente sem parar de treinar ou trabalhar.

As principais funções da KINESIO TAPE são: corrigir função muscular, melhora a circulação sanguínea e linfática, alivio das dores musculares e articulares em geral,reposição das subluxações articulares.

Importante ressaltar que a KINESIO TAPE, hoje tem se mostrado muito eficaz no tratamento das principais patologias que acometem pacientes nas clinicas de fisioterapia espalhada pelo mundo.

Dentre elas as Hérnias de disco, entorses, pós-operatórios em geral, distensões musculares, lesões ligamentares, fraturas, contusões, cicatrizes.

E não poderia ser diferente a Global Fisio através da metodologia de trabalho e respeito com cada paciente trouxe a Foz do Iguaçu mais esta nova técnica, para tratamento de seus pacientes.

Importante ressaltar que o uso das Fitas/ bandas Neuromusculares sem a técnica apurada de colocação e aplicação podem acarretar em agravamento das patologias, por isso seja prudente e procure já a Global Fisio, única clinica especializada na aplicação das Bandas Neuromusculares (KINESIO TAPE/ KINESIO TAPING) de Foz do Iguaçu e Região.

Contato: 45 35246647

Avenida Silvio Américo Sasdelli, 2455 Vila A Foz do Iguaçu.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Parceiros

Bom dia pessoal que gosta de ficar bem informado, vamos acessar o site do balançando a rede que vcs ficarão por dentro das grandes novidades .
www.balancandoarede.com.br

Entorse de Tornozelo


Entorse de Tornozelo

Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é freqüentemente usado em referência específica à lesão de um ligamento.
Os entorse podem ser classificados e diferentes graus que ajudam na realização de um programa eficaz de tratamento.
· Grau I - ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.
· Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.
· Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

            Geralmente as lesões por entorse são provocadas da seguinte maneira:

            Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.
Diante disto algumas dicas são importantíssimas para a previnir as lesões.

            As pessoas cujos tornozelos torcem com facilidade podem evitar as lesões subseqüentes utilizando aparelhos ortopédicos, meias elásticas para os tornozelos e colocando dispositivos no calçado para estabilizar o pé e o tornozelo.
Além disso, fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos que agem no tornozelo e melhorar o equilíbrio através de exercícios de propriocepção, treinos em terrenos irregulares (com supervisão de um profissional da área).

          Quanto ao período de tratamento, deve ser levado em conta a classificação da lesão (graus), ou seja, depende da gravidade da entorse. Os ligamentos têm a vascularização regular e cicatrizam lentamente. O reparo é feito por tecido fibroso e colágeno. O prazo é:
· Grau I – uma a duas semanas de crioterapia (gelo), mais compressão, elevação, mais fortalecimento muscular e propriocepção (fisioterapia).
· Grau II - imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se: crioterapia, mais fortalecimento muscular e propriocepção.
· Grau III – cirúrgico com recuperação de oito a 12 semanas
Na Global Fisio, clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates a abordagem para se iniciar o tratamento de um individuo que sofreu um entorse é o mesmo que se utilizam com atletas de alto nível e rendimento.

Sendo assim todo paciente da Global Fisio é submetido a avaliação inicial para determinar em que grau de lesão e entorse se encontra para posteriormente iniciar o tratamento fisioterápico e Hidroterápico.

Associado ao tratamento de fisioterapia, tem se atualmente como aliada no tratamento o método de Kinesio Taping.



terça-feira, 10 de julho de 2012


Distensão Muscular cada vez mais frequente nas atividades Físicas.
Normalmente as distensões musculares ocorrem por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A distensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa (adutor) e na panturrilha. O alongamento exagerado durante o movimento é causado quando o músculo é exigido e alongado além de sua capacidade, geralmente como conseqüência de movimentos bruscos.  

Os principais sintomas costumam ser dor aguda no local, inchaço e formação de hematomas, o que leva a incapacidade para atividades físicas.

Algumas providencias devem ser tomadas quando acontece uma distensão: o repouso do músculo afetado deve ser o procedimento número um. Continuar a movimentá-lo pode agravar a lesão e aumentar a dor. “É preciso colocar gelo no local o mais rápido possível, para diminuir a dor, a inflamação e o sangramento interno”. O tratamento com gelo deve ser repetido durante o tratamento principalmente nos primeiros dias. A aplicação de compressas quentes só deve ser feita depois desse tempo, para complementar o tratamento, caso exista a necessidade. Mas nunca imediatamente após a lesão. “O calor aumenta o inchaço e o sangramento”. Além do gelo, é necessário tomar analgésicos e antiflamatórios, mas sempre seguindo a orientação de um médico.

De uma maneira geral a realização de tratamento fisioterápico, é parte fundamental no tratamento de lesões musculares independente do grau da lesão.

Como prevenção das distensões musculares algumas dicas são de grande valia, ou seja, para previnir a distensão muscular e outros tipos de lesão, a principal recomendação é fazer um aquecimento e, principalmente, alongamento antes do início da atividade física. “O alongamento aumenta a capacidade de elasticidade dos músculos, o que melhora a resistência deles contra as lesões”, O cansaço muscular, a falta de preparo e a má alimentação também contribuem para o enfraquecimento das fibras. 

A alimentação também é fator importante, ou seja, comer bem também serve para prevenir lesões musculares. Alimentos ricos em ferro (espinafre e feijão) e proteínas (leite e ovos) ajudam a aumentar a elasticidade e a capacidade muscular. O excesso de treinamento conhecido como overtraining, atinge o organismo por inteiro, com repercussões negativas em vários sistemas do corpo. A sobrecarga de exercícios físicos contribui para a perda da resistência dos músculos e facilita o aparecimento de lesões. Além da falta de alongamento, a falta de colágeno - uma proteína que permite a elasticidade dos tecidos - também é responsável pelas distensões musculares. Com o envelhecimento, a substância é produzida em menor quantidade pelo organismo.

Sendo assim quando apresentar uma distensão ou a suspeita de tal deve ser levado em conta algumas importantes dicas:
-Parar o exercício imediatamente quando sentir a dor. Continuar o movimento pode agravar a lesão;
- Deixar o músculo lesado em repouso;
- Colocar gelo no local. O gelo, além de ajudar a diminuir a dor, pode impedir o aparecimento do edema (inchaço) e do hematoma (mancha roxa na pele). Nas primeiras horas, devem-se aplicar compressas de gelo durante cerca de 20 minutos, de duas em duas horas;
- Tomar analgésicos e antiflamatórios, sempre com a supervisão de um médico. Os remédios ajudam a diminuir a dor e aceleram o processo de recuperação do músculo;
- Fazer fisioterapia. A movimentação do músculo, sempre com a supervisão de um profissional, é importante na recuperação, que leva de três a quatro semanas. A fisioterapia nesses casos é sempre indicada devido ao seu arsenal de terapias combinadas: Hidroterapia, Termoterapia, Crioterapia, e outros métodos.
- Não continue a exercitar o membro, nem tente fazer alongamento para diminuir a dor;
- Nunca aplique compressas quentes no local imediatamente após a lesão. O calor faz aumentar o sangramento interno do músculo e o aparecimento de edemas. O tratamento com calor pode ser feito após o período inicial de tratamento com gelo, para ajudar a diminuir a dor;
- Evite fazer massagens no local, isso pode ajudar a agravar a lesão;
 - Não é necessário imobilizar o membro lesado;
-  O repouso do local da lesão é muito indicado.
Diante disto a Global Fisio, Clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates, esta preparada para atender todos os desportistas profissionais ou amadores que apresentarem qualquer tipo de lesão.

A Global Fisio é a clinica oficial do Foz Cataratas Futebol Feminino.(campeão da Copa do Brasil de 2011)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Joelhos femininos

Joelhos femininos


Mulheres, fiquem atentas com os seus joelhos! Estes são um dos pontos frágeis do corpo feminino. Existem diferenças anatômicas que diferenciam as patologias e sintomas entre homens e mulheres. Prova disso é o número cada vez mais alto de mulheres se queixando de dores na região. Até pouco tempo esportes competitivos eram exclusividade dos homens. Cada vez mais as mulheres estão conquistando seus espaços nessas atividades. As causas de dor no joelhos devem ser divididas em com ou sem trauma ou seja, lesões explicadas por alguma lesão anatômica ou lesões e dores devido a processos inflamatórios.

Uma das mais comuns causas de dor o joelho é a condromalácea ou, simplesmente, cartilagem mole. Mais comum no sexo feminino, a doença pode se instalar desde a adolescência até a meia idade.

A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de dobrar e esticar as pernas, como subir escadas e levantar da cadeiras. O fato da cartilagem ser avascular e aneural (ausência de sangue e sensibilidade), o motivo das dores é o processo inflamatório. Normalmente a condromalácea é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona uma hiperpressão lateral e uma hipopressão na faceta medial da patela. A hiperpressão ocasiona o desgaste e a hipopressão o amolecimento da cartilagem ( condromalácea ).

Talvez você esteja se perguntando: Será que fatores externos, como o tipo de sapato, o modo de andar, caminhadas muito longas ou o peso podem originar a doença? “Eles podem agravar, mas não originar a doença”, esclarece. Para quem tem condromalácea, os fatores mais prejudiciais são o excesso de peso e os exercícios inadequados. “Eles são grandes vilões das articulações! O spinning, por exemplo, feito sem orientação pode agravar o quadro”, avisa,outro fator é o sedentarismo associado à obesidade também é um grande problema.

O tratamento para da condromalácea é o uso de antiinflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Mas devemos ter a consciência de que cada caso é um caso”. É Importante ressaltar que a cirurgia só é necessária em casos graves de instabilidade.

A Global Fisio clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates esta preparada e vem apresentando grandes resultados neste tipo de patologia.

Importante ressaltar que assim como a condromalacia outras lesões estão cada dia mais frequente nas mulheres atletas ou não.



Global Fisio, clinica oficial das jogadoras do Foz Cataratas