sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tendinite e Bursite podem ser tratadas com fisioterapia


Tendinite e Bursite podem ser tratadas com fisioterapia
“Tendinite e bursite são condições comuns que envolvem a inflamação do tecido macio ao redor dos músculos e ossos, mais frequentemente no ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo.”
“A bursa é um pequeno saco cheio de fluido que atua como amortecedor entre um osso e outras partes que movem: músculos, tendões ou pele. A bursite ocorre quando a bursa fica inflamada (vermelhidão e aumento de fluido na bursa).” 
“O tendão é uma faixa de tecido fibroso que conecta os músculos aos ossos. Tendinite é inflamação de um tendão. Tendões transmitem a tração do músculo ao osso para ocasionar movimento, e podem ser pequenos, como os nas mãos, ou grandes, como o tendão de Aquiles no calcanhar.”
A bursite é mais comumente causada pelo uso excessivo ou trauma direto a uma articulação. A tendinite é mais frequentemente resultado de lesão por esforço repetitivo na área afetada. Essas lesões ocorrem mais frequentemente com a idade, uma vez que os tendões ficam menos flexíveis e desta forma mais susceptíveis à lesão.
 Carpinteiros, músicos, jardineiros e atletas, os quais fazem atividades que requerem movimento repetitivo e colocam estresse sobre as articulações, são os que sofrem maior risco de tendinite e bursite.
 Infecções, artrite, gota, doença da tiroide e diabetes também podem causar inflamação na bursa ou no tendão.
Tendinite no tendão de Aquiles
Lesões no tendão de Aquiles envolvem irritação, estiramento ou rasgo do tendão que conecta o músculo da panturrilha com a parte de trás do calcanhar. Tendinite no tendão de Aquiles é uma lesão comum de “overuse”, mas também pode ser causada por músculo da panturrilha rígido ou fraco, ou qualquer condição que faça com que  o tendão fique menos flexível e mais rígido, como artrite reativa ou envelhecimento normal.
Tendinite no tendão de Aquiles pode acontecer a qualquer pessoa que participa regularmente de uma atividade que cause a contração da panturrilha, como subir escadas, mas é mais comum em atletas de fim de semana de meia idade. Entre atletas profissionais, a maioria dos casos de tendinite no tendão de Aquiles parece ocorrer em esportes de rápida aceleração ou saltos, como futebol, tênis e basquete.
Tendinite no tendão de Aquiles pode ser uma condição crônica.
A tendinite é o fator mais comum para contribuir no rompimento do tendão de Aquiles.
Quando o tendão está enfraquecido pela idade ou excesso de uso, um trauma pode f
azer com ele se rompa. Essas lesões podem ser súbitas e agonizantes.
O diagnóstico das tendinites e bursites normalmente se faz através de exames clínicos e testes ortopédicos, podendo ainda ser mais fidedigno através de US diagnóstico.
O tratamento da tendinite e bursite visa sarar a lesão na bursa ou tendão lesionado. O primeiro passo do tratamento, tanto da tendinite quanto da bursite, é reduzir a dor e inflamação com descanso, compressão, elevação e anti-inflamatórios. Gelo também pode ser usado em lesões agudas. Quando o gelo é necessário, uma bolsa de gelo pode ser aplicada na área afetada por 20 minutos a cada 4-6 horas por 3-5 dias.
O fisioterapeuta pode usar ultrassom para aquecer tecidos mais profundos e melhorar o fluxo sanguíneo. Iontoforese também pode ser usada. Isso envolve o uso de corrente elétrica para empurrar medicamento através da pele diretamente sobre a bursa ou tendão inflamado. Alongamento suave e exercícios de fortalecimento são adicionados gradualmente. Massagem do tecido mole também pode ajudar.
A Global Fisio dispõe atualmente de técnicas, aparelhos e protocolos de tratamentos altamente eficazes na cura das tendinites e bursites, pois a clinica conta ainda com profissionais de alta experiência no tratamento de patologias osteomioarticulares.
A Global Fisio também realiza a técnica de Kinesio Taping , atualmente a técnica mais utilizada em desportistas e pacientes no mundo.
A Global Fisio ainda realiza tratamento Hidroterápico, Pilates, RPG, Isostreching, Microfisioterapia, além de avaliações pré-atividades físicas.
Global Fisio, Avenida Silvio Américo Sasdelli, 2455 Vila A
Fone: 45 3524-6647