sexta-feira, 22 de março de 2013

A Hidroterapia e seus benefícios no tratamento pré e pós operatórios.



A Hidroterapia e seus benefícios no tratamento pré e pós operatórios.

Nos dias de hoje, vivemos uma rotina que nos leva a grandes desgastes físicos e mentais, que nos faz reféns de situações patológicas e condições físicas desgastantes e dolorosas.
A hidroterapia, “fisioterapia aquática” é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêutico, forma de tratamentos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia, onde através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação associada às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão. Os fisioterapeutas têm usado a água para a reabilitação, pois permite a realização precoce de exercícios. As indicações para realizarem a reabilitação aquática são inúmeras, desde pacientes ortopédicos em geral (com ou sem historias de cirurgia); esportistas de todas as modalidades; pacientes com patologias neurológicas; pacientes reumatológicos; síndromes dolorosas; idosos; crianças e gestantes.
Dentre as indicações destaca-se também a capacidade de tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico, facilita a coordenação motora e o equilíbrio, diminui o impacto do nosso peso corporal sobre as articulações e melhora do sistema cardiorrespiratório. A água tem um poder especial no combate do estresse e ainda ajuda a rejuvenescer o corpo.
A hidroterapia atualmente tem grande destaque no tratamento e reabilitação dos pacientes que realizam procedimentos cirúrgicos, sendo hoje responsável pelo sucesso nos pós-operatórios em geral, ou seja, pós operatórios de joelho, quadril, coluna, tornozelo, varizes e outras estruturas, inclusive naqueles pacientes que realizam cirurgias para diminuição de estomago, pois auxilia no reequilíbrio muscular, favorecendo o ganho de força muscular e tonificação muscular, fator muito prejudicado com a perda de peso.
A hidroterapia na área esportiva é fundamental desde a prevenção como na própria recuperação de processos patológicos, seja traumático ou não. Vale à pena lembrar que a agua aquecida trás inúmeros benefícios desde relaxamento até o ganho considerável de força muscular em pequeno espaço de tempo devido ao processo de neovascularização, podendo chegar a 30% o ganho de tempo final de tratamento. “É importante ressaltar que a Hidroterapia proporciona o inicio precoce do tratamento, pois dentro da agua o paciente consegue realizar atividades que muitas vezes estão limitadas fora da agua, devido ao tipo e condição cirúrgica, gosto sempre de frisar que dificilmente um individuo retorna a atividade esportiva após uma cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior de joelho, por exemplo, sem um trabalho de Hidroterapia concomitante ao tratamento fisioterápico convencional”.
 Como qualquer atividade física, a hidroterapia tem algumas restrições. Se o paciente possuir algum tipo de micose de pele ou unha, alguma infecção de pele ou qualquer tipo de ferida aberta será proibido a sua entrada na piscina, pois a água pode piorar o seu estado. O paciente que possuir incontinência urinaria e/ou fecal também deverá receber atenção especial.

Com os devidos cuidados e orientações necessárias dado pelo fisioterapeuta, porque não realizar seu tratamento dentro da água? Sempre é bom lembrar que uma avaliação deve ser feita e a indicação do médico também é essencial em alguns casos.
Portanto para que a Hidroterapia se torne um tratamento que alivie o stresse e consiga diminuir as tensões musculares do nosso dia a dia melhorando a limitação de cada paciente deve-se sempre procurar clinicas especializada e equipada com piscina adequada ao tratamento indicado. É importante ressaltar ainda que Hidroterapia não é apenas caminhar na agua aquecida, e sim realizar atividades relacionadas com cada individuo.
A Global Fisio oferece este trabalho com horários para homens e para mulheres, assim como para pacientes especiais.




sexta-feira, 15 de março de 2013

Global Fisio - Fisioterapia Esportiva

A Global Fisio, esta cada dia mais preparada para receber atletas de alto rendimento, assim como os atletas de Finais de semana e do esporte amador, por isto a cada dia que passa a Global Fisio realiza e é solicitada a fazer parte de grandes equipes.
A Global Fisio acaba de acertar um contrato de 3 anos com Foz do Iguaçu Futebol Clube e Foz Cataratas Futsal Masculino.
Grandes parcerias que demonstram a credibilidade da GLOBAL FISIO, junto ao esporte da cidade de Foz Do Iguaçu.
Venha você também fazer parte desta realidade.

"GLOBAL FISIO, reabilitando sonhos"


segunda-feira, 11 de março de 2013

Epicondilite - Degeneração e dor que leva a incapacidade.


Pensava-se no passado que epicondilite fosse à inflamação dos epicôndilos, as duas pequenas protuberâncias dos ossos dos cotovelos. Estudos recentes, porém, constataram que se trata de degeneração.
Existem duas epicondilites nos cotovelos: a medial, na protuberância interna, que atinge golfistas, e a lateral, na protuberância externa, que ocorre em tenistas.
 A epicondilite lateral do cotovelo era frequente no passado em jogadores de tênis na grama, por isso é conhecida também como tennis elbow, ou cotovelo de tenista.
 Na verdade, é importante destacar, apenas 5% dos casos da doença são em tenistas e praticantes de squash e golfe e os restantes 95% em pessoas comuns, especialmente de 35 a 55 anos.
Os mais atingidos são: quem faz esforços repetitivos e se utiliza de equipamentos mal dispostos, como digitadores, jornalistas e escritores; dentistas; professores que têm o hábito de escrever na lousa; operários; donas de casa; e profissionais de limpeza.
A causa da moléstia são os esforços intensos e repetitivos nos músculos do antebraço e do cotovelo, que favorecem a formação de microtraumatismos e a consequente degeneração.
 Pesquisadores criaram para o quadro a expressão "infarto do cotovelo", pois, à semelhança do infarto do miocárdio, o músculo cardíaco, o surgimento da degeneração no cotovelo em geral é precedido de uma diminuição na quantidade de sangue no local, o que deixa os tecidos mal-irrigados e, portanto, mal-oxigenados.
O primeiro sintoma é dor na lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço.
Em atletas, em geral o início é repentino e rápido. Já nas pessoas comuns a dor se instala aos poucos e se torna intensa e persistente. Outra indicação, sobretudo nos casos mais graves, é perda de força no braço, a ponto de não se conseguir levantar uma xícara de chá.
 O diagnóstico de epicondilite é clínico. Um teste praticamente infalível que se usa no diagnóstico consiste em parar a mão direita no ar, na altura do meio do corpo, e pedir que o paciente a empurre para baixo e para cima com a mão do braço que tem epicondilite. A região do cotovelo dói e ele não consegue fazê-lo.
 Pode-se comprovar a doença com ultra-som, ou até ressonância magnética. Mas, por prudência, pode se pedir também eletroneuromiografia, exame com o qual se detecta a chamada compressão do nervo interósseo posterior, outra doença comum no cotovelo.
O tratamento da epicondilite é feito com tratamento fisioterápico, que vão das mais simples - como aplicação de gelo (fisioterapia) às cirúrgicas. O passo inicial é o afastamento do paciente de suas atividades.
Também é importante corrigir o posicionamento do corpo no que se refere à cadeira, mesa de trabalho e, em especial, do braço em relação ao teclado do computador.
Já a dor, sobretudo se intensa, é combatida com analgésicos e mesmo infiltração de corticoide. Esse último procedimento em geral controla rapidamente a dor. Mas, para que ela não retorne, é fundamental que a pessoa faça também fisioterapia e exercícios de reforço muscular e de alongamento, eficazes a longo prazo.
Na fase de tratamento o paciente pode usar imobilizadores, pois ajudam a manter a mão e o punho na posição correta, evitando que force em excesso os músculos do braço.
A Global Fisio vem realizando tratamento da epicondilite de cotovelo a 11 anos apresentando evolução satisfatória e melhora dos seus pacientes e atletas.

A Global Fisio atualmente dispõe de protocolos e aparelhagens de ultima geração com tratamento de quem entende, pois já atua a 11 anos com qualidade nos serviços prestados.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Atleta do Foz Cataratas UNIPA Futsal esta sendo tratado na GLOBAL FISIO

O Atleta Derik Battisti, esta sendo tratado pela equipe da Global Fisio, sob a minha responsabilidade de uma lesão muscular na coxa Direita.
Diante disto o atleta esta se recuperando bem e em breve estará de volta as quadras.
Derik Battisti -atleta UNIPA

Entenda a lesão de Derik:
O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo “alongamento” das fibras além dos limites normais, também chamados de fisiológicos. Estão entre as lesões mais freqüentes nos esportes e modificam significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes. 

Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, os músculos da panturrilha, musculatura interna da coxa e o músculo anterior da coxa. Estudos indicam a junção músculo-tendão ou a região distal do ventre muscular como o principal local da lesão, porém qualquer ponto ao longo do músculo é suscetível à lesão.

A história de quem sofre uma lesão é marcada por uma dor súbita durante a realização de um movimento esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento.  

A classificação dos estiramentos tem importância no diagnóstico, já que identifica e quantifica a área lesada do músculo, os fenômenos concomitantes, a gravidade, os critérios de tratamento, o tempo de afastamento do esporte e a previsão de seqüelas.

Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em:
Grau I, II. E III.
 O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados. O exame clínico está baseado na queixas de dores localizadas, dores à contração isométrica e à palpação. O exame da ultra-sonografia complementa o diagnóstico. O diagnóstico precoce, assim como a prescrição de tratamentos específicos são importantes na abordagem dos estiramentos. Um atleta, exposto a qualquer negligência de diagnóstico, certamente aumentará seu período de reabilitação e retardará seu retorno às atividades habituais de competição. 

Os fatores predisponentes aos estiramentos são: deficiências de flexibilidade, desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas (agonistas e antagonistas), lesões musculares pregressas, distúrbios nutricionais e hormonais, infecções, fatores relacionados ao treinamento, incoordenação de movimentos, técnica incorreta, sobrecarga e fadiga muscular, postura na corrida, discrepância de comprimento de membros inferiores, diminuição da amplitude de movimento. Porém é a contração rápida e explosiva, que fundamentalmente, proporciona o surgimento da lesão.

Os fatores de produção da lesão são diversos e é importante saber detalhes da história clínica e do mecanismo da lesão: o estado de condicionamento físico do atleta, se sofreu a lesão no início ou no final da competição, como foi feito o aquecimento, condições climáticas e o estado de equilíbrio emocional, se o atleta lesionado foi muito exigido na competição.

Após tratamento inicial na fase aguda da lesão, com Fisioterapia (gelo, repouso, elevação, uso de antiinflamatórios, prescritos por um profissional médico, Eletrotermoterapia), inicia-se a recuperação do movimento ativo, com carga que não produza dor. A inclusão dos exercícios de alongamentos são fundamentais na recuperação da lesão.

Após esta seqüência, utiliza-se os exercícios de recuperação funcional que têm como objetivo retornar o atleta ao nível de atividade antes da lesão, restaurando a estabilidade funcional e os padrões de movimentos específicos para o esporte, minimizando o risco de nova lesão, neste caso é importante utilizar a Hidroterapia como forma de tratamento concomitante a fisioterapia. 

A evolução do tratamento deve obedecer a uma avaliação diária da dor, amplitude do movimento, força muscular e a sensação subjetiva do paciente.

Nas atividades esportivas, existe uma permanente preocupação com o atleta de alto nível, no cumprimento do planejamento de treinamento e na manutenção do estado atlético. Negligenciar o tratamento leva freqüentemente a recidivas, com novas lesões no mesmo músculo e que podem resultar sequelas e longos períodos de afastamento do esporte.  

segunda-feira, 4 de março de 2013

Microfisioterapia é Destaque estadual.

Bom dia!!!
Vou falar um pouquinho sobre a Microfisioterapia aqui no blog,
Técnica francesa ,muito interessante que vale a pena todos conhecerem, ficar por dentro dos benefícios que esta técnica pode trazer na saúde dos pacientes que são tratadas por ela.
Vou deixar a dica pra vocês de um site muito interessante e também de uma fan page que vale a pena dar uma olhada.
www.microfisioterapia.org

fan page: Microfisioterapia foz do iguaçu

Vamos lá pessoal curtir esta idéia, venham saber porque muitos pacientes tem sido beneficiados por esta nova forma de tratamento.

Dra. Michelle Mariano
A Microfisioterapia será destaque no programa Destaque da TV Naipi nas próximas semanas, a entrevistada foi a Dra. Michelle Mariano, competente profissional e responsável pela técnica e atendimento na Global Fisio.
GLOBAL FISIO: 45 3524-6647