quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HERNIA DE DISCO - saiba como e onde tratar desta patologia.


HERNIA DE DISCO
A Hérnia de Disco se dá quando uma parte, ou até mesmo o disco inteiro, “escorrega” para trás ou para o lado. O disco é composto por um núcleo, que chamamos de núcleo pulposo e por um anel redondo, chamado de anel fibroso. Tanto o núcleo quanto o anel podem escorregar, causando uma pequena hérnia, denominada protrusão ou uma hérnia maior, quando afeta essas duas composições. 
Embora tenhamos discos entre todas as vértebras – cervical, dorsal e lombar -, a hérnia mais comum é a da região lombar. Na grande maioria das vezes, a hérnia é causada por fatores degenerativos, daí a tendência maior do problema aparecer a partir dos 40 anos.
Com o passar do tempo, o disco perde altura e água, e vai se degenerando. As fibras começam a apresentar alterações e isso, associado ao nosso estado de “andar em pé”, tende a romper para trás, o que provoca a hérnia posterior.
Existe ainda a hérnia póstero-lateral, quando escorrega para trás e para o lado, podendo comprimir algumas raízes nervosas e, no caso da coluna lombar, raízes do ciático, provocando as conhecidas “dores ciáticas”, que podem irradiar até o pé, gerando “queimação” e “formigamento”.
Apesar disto apenas 20% dos casos necessitam de cirurgias. “A maioria dos casos é tratada de forma conservadora, ou seja, através de medicamentos, repouso nas crises, orientação postural, fisioterapia e alongamento muscular. Somente quando o tratamento não evolui é que o paciente é conduzido para uma cirurgia”.
Apesar dos avanços da medicina é possível prevenir os problemas na região lombar.
Para tanto, é indicada a realização de atividades físicas de baixo impacto, com alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna.
Estas medidas estabilizam a coluna reduzindo a força para frente ou para trás. “As atividades mais indicadas são hidroterapia, caminhadas, esteiras com velocidade lenta, exercícios localizados com pouco peso e alongamentos”.
Portanto a Global Fisio clinica de Fisioterapia, RPG, Pilates e Hidroterapia atua com protocolos conceituados e vem apresentando evolução satisfatória ao tratamento conservador diminuindo e dor e melhorando a qualidade de vida dos seus pacientes.
Quando se trata de atletas o cuidado deve ser ainda maior, pois normalmente o atleta não pode para ou encerrar sua carreira com esta patologia estrutural muito comum em atletas de alto rendimento e atletas de fim de semana também.
Importante ressaltar que a Global Fisio conta com profissionais de alta experiência podendo ainda oferecer aos seus pacientes o que tem de mais moderno na fisioterapia atual, assim como hidroterapia em piscina aquecida, Pilates e RPG, onde o paciente apresenta índices elevados de melhora.
Dr. Anderson Kirihara


Global Fisio


Piscina da GLOBAL FISIO

Venha fazer parte deste grupo e saia da GLOBAL FISIO satisfeito com o seu tratamento.

"GLOBAL FISIO reabilitando sonhos"

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UNIPA CATARATAS - busca cada dia mais dar qualidade aos seus jogadores.

A UNIPA CATARATAS, ganha um novo reforço , já que assim como aconteceu no ano passado quando disputou a serie Prata do Paranaense, a GLOBAL FISIO, foi solicitada para realizar a recuperação de dois dos principais atletas da UNIPA CATARATAS, no campeonato da Serie Ouro deste ano.
A GLOBAL FISIO, esta responsável pelo tratamento dos jogadores PEREIRA e CHRISTIAN, atletas de grande importância na equipe representante de Foz do Iguaçu na serie Ouro do campeonato paranaense de futsal.
Diante do bom trabalho realizado no ano passado com a equipe na serie prata, assim como, com a canoagem Brasileira e também as poderosas do Foz(Futebol Feminino), a equipe da GLOBAL FISIO, foi requisita apara atender estes dois atletas que não vinham apresentando bons resultados em tratamento realizados.
Posso falar como diretor e fisioterapeuta responsável pela coordenação da equipe que cuida destes atletas na GLOBAL FISIO, que para nós que trabalhamos com esportes e gostamos do futsal da UNIPA CATARATAS a nossa representante na serie Ouro, que estamos muito felizes de poder contribuir e poder ajudar esta equipe de grande potencial.
Para a GLOBAL FISIO, tratar e poder atuar junto a esta equipe é um prazer e uma grande lição de que o esporte precisa de pessoas com comprometimento e muita vontade de vitória e assim como sempre fazemos em todos os esportes que trabalhamos faremos da UNIPA CATARATAS uma equipe vitoriosa e que dará muitas alegrias aos torcedores, pois a UNIPA CATARATAS é na atual conjuntura nossa representante no cenário brasileiro junto das outras equipes que acompanhamos e tratamos.
A GLOBAL FISIO continua reabilitando sonhos e com certeza poderemos fechar este ano com muito mais noticias positivas.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Parabéns GLOBAL FISIO , são 10 anos de dedicação e muitos pacientes e atletas recuperados.

A Global Fisio, completa 10 anos este ano e o seu primeiro presente já chegou, trata se deste reconhecimento por toda dedicação e esforço ao realizar a melhor fisioterapia esportiva da Tríplice fronteira.
Para nós da Global Fisio um reconhecimento muito especial, para vocês que são nossos pacientes uma grande evolução, pois hoje quando se fala em esportes já se pode olhar e dizer a minha cidade Foz do Iguaçu tem uma referencia em esporte.
É com muito orgulho e muito trabalho também que todos nós da Global Fisio estamos sempre de braços  abertos esperando por cada paciente , atleta ou colaborador que chega a clinica.

"A GLOBAL FISIO continua reabilitando sonhos"

Venham fazer parte desta historia e saia da Global Fisio renovado.

45 3524-6647

Clinica





Premio 


Trabalho e muita dedicação
Atleta Renata Costa (seleção Brasileira de Futebol Feminina)



EPICONDILITE - UMA DOR DE COTOVELO



EPICONDILITE


Pensava-se no passado que epicondilite fosse a inflamação dos epicôndilos, as duas pequenas protuberâncias dos ossos dos cotovelos. Estudos recentes, porém, constataram que se trata de degeneração.

Existem duas epicondilites nos cotovelos: a medial, na protuberância interna, que atinge golfistas, e a lateral, na protuberância externa, que ocorre em tenistas.
 A epicondilite lateral do cotovelo era frequente no passado em jogadores de tênis na grama, por isso é conhecida também como tennis elbow, ou cotovelo de tenista.
 Na verdade, é importante destacar, apenas 5% dos casos da doença são em tenistas e praticantes de Squash e golfe e os restantes 95% em pessoas comuns, especialmente de 35 a 55 anos.
Os mais atingidos são: quem faz esforços repetitivos e se utiliza de equipamentos mal dispostos, como digitadores, jornalistas e escritores; dentistas; professores que têm o hábito de escrever na lousa; operários; donas de casa; e profissionais de limpeza.
A causa da moléstia são os esforços intensos e repetitivos nos músculos do antebraço e do cotovelo, que favorecem a formação de microtraumatismos e a consequente degeneração.
 Pesquisadores criaram para o quadro a expressão "infarto do cotovelo", pois, à semelhança do infarto do miocárdio, o músculo cardíaco, o surgimento da degeneração no cotovelo em geral é precedido de uma diminuição na quantidade de sangue no local, o que deixa os tecidos mal-irrigados e, portanto, mal-oxigenados.
O primeiro sintoma é dor na lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço.
Em atletas, em geral o início é repentino e rápido. Já nas pessoas comuns a dor se instala aos poucos e se torna intensa e persistente. Outra indicação, sobretudo nos casos mais graves, é perda de força no braço, a ponto de não se conseguir levantar uma xícara de chá.
 O diagnóstico de epicondilite é clínico. Um teste praticamente infalível que se usa no diagnóstico consiste em parar a mão direita no ar, na altura do meio do corpo, e pedir que o paciente a empurre para baixo e para cima com a mão do braço que tem epicondilite. A região do cotovelo dói e ele não consegue fazê-lo.
 Pode-se comprovar a doença com ultrassom, ou até ressonância magnética. Mas, por prudência, pode se pedir também eletroneuromiografia, exame com o qual se detecta a chamada compressão do nervo interósseo posterior, outra doença comum no cotovelo.
O tratamento da epicondilite é feito com tratamento fisioterápico, que vão das mais simples - como aplicação de gelo (fisioterapia) às cirúrgicas. O passo inicial é o afastamento do paciente de suas atividades.
Também é importante corrigir o posicionamento do corpo no que se refere à cadeira, mesa de trabalho e, em especial, do braço em relação ao teclado do computador.
Já a dor, sobretudo se intensa, é combatida com analgésicos e mesmo infiltração de corticoide. Esse último procedimento em geral controla rapidamente a dor. Mas, para que ela não retorne, é fundamental que a pessoa faça também fisioterapia e exercícios de reforço muscular e de alongamento, eficazes a longo prazo.
Na fase de tratamento o paciente pode usar imobilizadores, pois ajudam a manter a mão e o punho na posição correta, evitando que force em excesso os músculos do braço.
A Global Fisio vem realizando tratamento da epicondilite de cotovelo a 10 anos apresentando evolução satisfatória e melhora dos seus pacientes e atletas.
A Global Fisio atualmente dispõe de protocolos e aparelhagem de ultima geração com tratamento de quem entende, pois já atua há 10 anos com qualidade nos serviços prestados.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Distensão Muscular cada vez mais frequente nas atividades Físicas.


Distensão Muscular cada vez mais frequente nas atividades Físicas.
Normalmente as distensões musculares ocorrem por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A distensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa (adutor) e na panturrilha. O alongamento exagerado durante o movimento é causado quando o músculo é exigido e alongado além de sua capacidade, geralmente como conseqüência de movimentos bruscos.  

Os principais sintomas costumam ser dor aguda no local, inchaço e formação de hematomas, o que leva a incapacidade para atividades físicas.

Algumas providencias devem ser tomadas quando acontece uma distensão: o repouso do músculo afetado deve ser o procedimento número um. Continuar a movimentá-lo pode agravar a lesão e aumentar a dor. “É preciso colocar gelo no local o mais rápido possível, para diminuir a dor, a inflamação e o sangramento interno”. O tratamento com gelo deve ser repetido durante o tratamento principalmente nos primeiros dias. A aplicação de compressas quentes só deve ser feita depois desse tempo, para complementar o tratamento, caso exista a necessidade. Mas nunca imediatamente após a lesão. “O calor aumenta o inchaço e o sangramento”. Além do gelo, é necessário tomar analgésicos e antiflamatórios, mas sempre seguindo a orientação de um médico.

De uma maneira geral a realização de tratamento fisioterápico, é parte fundamental no tratamento de lesões musculares independente do grau da lesão.

Como prevenção das distensões musculares algumas dicas são de grande valia, ou seja, para previnir a distensão muscular e outros tipos de lesão, a principal recomendação é fazer um aquecimento e, principalmente, alongamento antes do início da atividade física. “O alongamento aumenta a capacidade de elasticidade dos músculos, o que melhora a resistência deles contra as lesões”, O cansaço muscular, a falta de preparo e a má alimentação também contribuem para o enfraquecimento das fibras. 

A alimentação também é fator importante, ou seja, comer bem também serve para prevenir lesões musculares. Alimentos ricos em ferro (espinafre e feijão) e proteínas (leite e ovos) ajudam a aumentar a elasticidade e a capacidade muscular. O excesso de treinamento conhecido como overtraining, atinge o organismo por inteiro, com repercussões negativas em vários sistemas do corpo. A sobrecarga de exercícios físicos contribui para a perda da resistência dos músculos e facilita o aparecimento de lesões. Além da falta de alongamento, a falta de colágeno - uma proteína que permite a elasticidade dos tecidos - também é responsável pelas distensões musculares. Com o envelhecimento, a substância é produzida em menor quantidade pelo organismo.

Sendo assim quando apresentar uma distensão ou a suspeita de tal deve ser levado em conta algumas importantes dicas:
-Parar o exercício imediatamente quando sentir a dor. Continuar o movimento pode agravar a lesão;
- Deixar o músculo lesado em repouso;
- Colocar gelo no local. O gelo, além de ajudar a diminuir a dor, pode impedir o aparecimento do edema (inchaço) e do hematoma (mancha roxa na pele). Nas primeiras horas, devem-se aplicar compressas de gelo durante cerca de 20 minutos, de duas em duas horas;
- Tomar analgésicos e antiflamatórios, sempre com a supervisão de um médico. Os remédios ajudam a diminuir a dor e aceleram o processo de recuperação do músculo;
- Fazer fisioterapia. A movimentação do músculo, sempre com a supervisão de um profissional, é importante na recuperação, que leva de três a quatro semanas. A fisioterapia nesses casos é sempre indicada devido ao seu arsenal de terapias combinadas: Hidroterapia, Termoterapia, Crioterapia, e outros métodos.
- Não continue a exercitar o membro, nem tente fazer alongamento para diminuir a dor;
- Nunca aplique compressas quentes no local imediatamente após a lesão. O calor faz aumentar o sangramento interno do músculo e o aparecimento de edemas. O tratamento com calor pode ser feito após o período inicial de tratamento com gelo, para ajudar a diminuir a dor;
- Evite fazer massagens no local, isso pode ajudar a agravar a lesão;
 - Não é necessário imobilizar o membro lesado;
-  O repouso do local da lesão é muito indicado.
Diante disto a Global Fisio, Clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates, esta preparada para atender todos os desportistas profissionais ou amadores que apresentarem qualquer tipo de lesão.

A Global Fisio é a clinica oficial do Foz Cataratas Futebol Feminino.(campeão da Copa do Brasil de 2011)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quinta de Chuva

Bom dia, meus amigos, uma quinta feira de chuva hoje aqui em foz do Iguaçu.
Espero que todos tenham um dia de grandes resultados em seus trabalhos e que todos possam ter muito sucesso em todas as etapas da vida.
Grande abraço a todos.
Dr. Anderson Kirihara

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Terça Feira com Noticias e muito bate papo.

Bom dia , amigos que estão seguindo o meu blog.
Hoje estarei as 18 horas no papo de craque da Transamerica Foz, falando e comentando um pouquinho sobre fisioterapia e esportes com este pessoal animado e de muita diversão.
Espero que todos possam Ouvir.
www.transamericafoz.com.br

Um grande abraço a todos.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Olimpíadas Universitárias em Foz do iguaçu


Olimpiadas Escolares 2012








Boa tarde, amigos que curtem e seguem meu Blog.
Importante poder estar aqui e dizer a todos vocês que a Global Fisio a Clinica que trabalho e também sou proprietário foi escolhida para ser a clinica oficial das Olimpíadas Universitárias 2012 que esta ocorrendo em Foz Do Iguaçu.
Eu como proprietário posso dizer que a equipe da Global Fisio ficou muito feliz por esta escolha visto que as Olimpíada Universitárias , para quem não sabe é a maior competição realizada no Brasil.
Aqui em Foz do Iguaçu hoje a festa esta sendo muito grande pelas ruas da cidade já que reúne aproximadamente 3000 atletas de todo o pais.
O comitê organizador praticamente composto por profissionais vindo de fora principalmente rio de Janeiro, desde Médicos e demais profissionais.
Bom pessoal todos nós da Global Fisio ficamos felizes mas com certeza quem sai ganhando são vocês que moram em Foz e podem ter o privilegio de tratar em uma clinica conceituada e que tem valor no cenário nacional, já que por aqui já passaram diversos atletas olímpicos e profissionais de todos os esportes de elite Mundial.

Olhem os links e divirtam se:

http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br/noticias/olimpadas-universitrias-jubs-2012-reuniro-cerca-de-3.000-atletas-em-foz-do-iguau-pr-034120


Sexta Feira

Bom dia pessoal hoje finalmente já é sexta feira, e como todo mundo gosta de aproveitar o fim de semana vou postar em seguida uma matéria relacionada as atividades de final de semana .
Muito importante que todos possam se cuidar e manter uma atividade física regular, porém sem lesões e riscos a própria saúde.
 Aproveito ainda para lembrar a todos que a corrida dos Correios está chegando, em breve colocarei mais informações.

Tenham todos uma sexta feira iluminada e um final de semana de muita paz.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dores Difusas e Fibromialgia


Dores difusas e Fibromialgia



As dores difusas em uma população economicamente ativa são uma constante cada vez maior nos dias de hoje. Por vezes chegar a um diagnóstico preciso é bastante difícil, sendo que em inúmeros casos queixas inespecíficas de dores músculo esqueléticas são enquadradas como de origem profissional.

Cada vez mais prevalentes, estão elas na grande maioria das vezes relacionadas ao nível sócio econômico, estilo de vida, anseios profissionais e familiares.

Enquanto que, para o homem a satisfação maior encontra-se no emprego, para a mulher a vida familiar e as dificuldades financeiras costumam ser a maior causa de conflito.

Fibromialgia é um diagnóstico de relevância e que deve sempre ser pensado diante de quadros de dores difusas, visto que, a literatura mundial aponta um acometimento de até 0,5% da população economicamente ativa.

Com nítida prevalência nas mulheres em relação aos homens e maior incidência após a IV década da vida, apresenta como queixa e sintoma principal a dor difusa, generalizada e crônica, envolvendo regiões axiais e periféricas de todo o corpo.

Costuma estar presente em todo o decorrer do dia, sem grandes fatores de melhoras e com piora relacionada ao frio, umidade, tensão emocional e esforço físico. Sensação de inchaço de extremidades com formigamento são relatos comuns, não sendo esta a observação do médico examinador.

Nítida dissociação entre queixas clínicas e exame clínico, associado à imprecisão do início da sintomatologia fazem com que sejam necessárias importantes investigações na tentativa de algum diagnóstico palpável. Por vezes, no ambiente profissional existe, por parte do paciente, tentativa de uma associação entre o início da sintomatologia e algum evento ocorrido no ambiente de trabalho.

No exame clínico característico dos pacientes portadores de fibromialgia, é necessário o encontro de pontos dolorosos em determinados sítios anatômicos previamente descritos “Tender Points”, que se localizam em áreas de inserções musculares, bolsas sinoviais, tendões e ligamentos.

De acordo com os critérios aceitos para o diagnóstico da doença devem, ao exame clínico dos pacientes com suspeita de Fibromialgia, serem pesquisados 18 pontos dolorosos, sendo a positividade da doença firmada com a positividade de 11 pontos.
A quase totalidade de pacientes portadores de Fibromialgia tem como queixa primordial o cansaço, a dificuldade de dormir, o sono não reparador e a sensação de impotência frente aos problemas. Tais achados repercutem diretamente na vida profissional do indivíduo bem como nos seus relacionamentos familiares.

Importante se torna o afastamento de doenças sistêmicas que podem levar a um quadro fibromialgico (alterações hormonais da menopausa, hipotireoidismo, problemas infecciosos, alterações reumatológicas etc.) bem como de quadros depressivos, onde o tratamento específico se faz necessário.

Podendo ser enquadrada no grupo de doenças geradoras de dor crônica, leva ela a uma incapacidade cada vez maior, sendo que fenômenos de somatização e insatisfação contribuem de forma decisiva na perpetuação da sintomatologia.
Atualmente sabe se que a atividade fisica orientada e o trabalho de Fisioterapia associado ao tratamento Hidroterápico tem se tornado eficaz e muito bom para a fibromialgia.

Importante ressaltar que a Global Fisio, vem atuando com êxito a 10 anos no tratamento de Fibromialgia , resultando cada dia mais na satisfação dos pacientes e atletas atendidos pelos profissionais da Global Fisio.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROMOÇÃO GLOBAL FISIO

Boa tarde, pessoal a partir desta semana a GLOBAL FISIO, vai começar uma promoção junto aos seus pacientes que também curtem a fampage da Global Fisio no Facebook e também aqueles que seguem o meu Blog.
Em breve estarei explicando como vai funcionar.
Grande abraço,
att,
Dr. Anderson Kirihara