sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sinovite


Sinovite
Sinovite de Tornozelo : Muito comum, deve ser tratado com Fisioterapia.

A Membrana sinovial é uma fina camada de tecido conjuntivo que tem por função básica o revestimento de estruturas como tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais. É ela composta de células (células sinoviais) cuja função é a produção do líquido sinovial, um gel viscoso que tem por função primária a lubrificação das estruturas as quais recobre.

Uma articulação, um tendão, uma bursa sinovial quando submetidas a um macro traumatismo ou a micro traumatismos de repetição ou ainda, a estímulos de ordem infecciosa, metabólica ou humoral, tendem a aumentar a produção do líquido sinovial na tentativa de diminuir o Stress a que está sendo submetido, facilitando os movimentos de deslizamento de uma superfície sobre a outra em um sistema que, por analogia, poderíamos chamar de espada/bainha.

O líquido sinovial produzido pelas células da membrana sinovial é um líquido transparente e viscoso, formado por um ultra filtrado do plasma. As células sinoviais secretam também mucopolissacarídeos e pequena quantidade de proteínas de alto Peso Molecular (tais como fibrinogênio e globulinas), as quais se somam a esse ultrafiltrado.

Excetuando-se algumas proteínas de alto peso molecular, a composição do líquido sinovial, do ponto de vista bioquímico, é a mesma do plasma sendo que, através da membrana sinovial é feito este ultrafiltrado.
Quando falamos em inflamação, devemos ter em mente que é ela um fenômeno biológico que consiste em uma reação fisiológica frente a uma agressão. A inflamação é também um fenômeno imunológico, sendo que as células envolvidas neste processo poderão ser diferentes, dependendo do local onde ocorrer a lesão.

Uma inflamação normalmente cessa uma vez retirada o estímulo nocivo que deu início ao processo, sendo que a reparação do tecido agredido ocorrerá em maior ou menor magnitude, dependendo do dano causado pelo fator agressor.

O termo “Sinovite” é usado para descrever o processo inflamatório da membrana Sinovial, independentemente da causa que o gerou, assim como a expressão “Tenossinovite” refere-se ao processo inflamatório da membrana sinovial que recobre o tendão.

Diante disto importante ressaltar que cada dia mais tem se verificado a ocorrência de pacientes e atletas com Sinovites diversas que podem acometer varias partes do corpo.
A Global Fisio tem realizado trabalhos preventivos  e  curativos de grande evolução em atletas e pacientes portadores de sinovite com resultados cada vez mais satisfatórios, visando sempre o bem estar dos atendidos.
Ressalta se ainda que em muitos casos de Sinovite dependendo da evolução e a estrutura acometida o paciente ou atleta apresenta se com limitações e dificuldades para realizar atividades físicas e até mesmo atividades simples do dia a dia, por isso o tratamento precoce da patologia é muito importante.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gelo - Importante no seu tratamento




Gelo: Arma eficiente contra as dores articulares e musculares no pós atividade física.

A utilização de gelo para curar inflamações e problemas médicos no geral é uma prática milenar, e já era adotada por gregos e romanos, que aproveitavam o gelo natural para tratar os pacientes. Nos dias de hoje, o processo evoluiu, e a técnica conhecida como crioterapia ganha cada vez mais espaço no processo de recuperação do atleta.

A crioterapia pode ser definida como aplicação geral ou local de baixas temperaturas ao corpo que resulte na retirada do calor corporal, diminuindo assim a temperatura tecidual. Essa redução de temperatura pode ser feita nas formas líquida (por meio da água), gasosa (em aplicação de gases e sprays a temperaturas baixas) ou sólida (com gelo).

“A aplicação de gelo para recuperação vem de muito antigamente, mas o uso para recuperação de atletas começou a ser mais difundida na Europa e nos Estados Unidos, porém no Brasil esta técnica tem evoluído muitos nos últimos anos.

“Essa técnica é utilizada principalmente no atletismo e no futebol, e tem como função a recuperação do corredor ES e jogadores após o treino ou uma prova intensa. “Após o desgaste físico grande, o atleta sofre algumas minilesões e, com a aplicação de gelo, essa recuperação é muito mais rápida e o atleta recobra o ritmo com mais velocidade”.


Benefícios
Os benefícios do uso adequado da crioterapia são muitos, como a ação preventiva antiinflamatória de rápido resultado, a diminuição de fadiga e espasmos musculares e a rápida ativação circulatória. “A crioterapia é muito usada em casos de  lesão. Na recuperação do atleta após o treino e provas, ela ajuda bastante na recuperação do processo antiinflamatório, pois aumenta a pressão nos vasos, aumentando também a circulação de oxigênio”, conforme estudos realizados na escola paulista de medicina.

“O uso do gelo pós-exercícios ajuda bastante na prevenção de dores no atleta, além de prevenir lesões. Ela faz também com que o corpo volte ao normal, já que o organismo sofre uma espécie de agressão, uma sobrecarga. “A recuperação é mais rápida”, “Acredito que essa técnica seja principalmente preventiva. Uso bastante para dores no joelho. Mas no sentido de recuperar o corpo ela também ajuda muito. “Depois de provas muito longas ou jogos desgastantes, a utilização do gelo faz a recuperação ser bem mais rápida, ajudando assim a preparação para a próxima prova”. 

Cuidados
O uso do gelo pode ser feito com bolsas térmicas ou o “banho de imersão”, em que o atleta entra com o corpo até a cintura em uma banheira ou tanque cheio de água com gelo. Nos dois casos, é muito importante atentar para o tempo do tratamento.

“O processo não pode levar muito mais que alguns minutos. No caso de imersão, o tempo de contato com o gelo deve ser de quatro a seis minutos. Se aplicado em áreas isoladas, com o auxílio de bolsas de gelo, o tempo ideal são 20 minutos”, explica Anderson Kirihara. “Se a exposição ao gelo ou a temperaturas for muito longa, pode causar algumas lesões. As células podem morrer, com a baixa circulação de sangue. “Por isso, logo que o atleta achar que não está agüentando mais o frio deve parar a aplicação”.

As partes mais delicadas do corpo exigem cuidados ainda maiores. “O atleta deve tomar cuidado com a aplicação do gelo em locais como o rosto, costas ou peitoral, já que ficam próximos de alguns órgãos vitais, e a exposição deles a uma temperatura baixa não é muito boa”. “Outro ponto que o atleta deve tomar cuidado é com a aplicação nas articulações. Se ela for feita no joelho, por exemplo, não pode passar de vinte minutos.

Diante disto é importante ressaltar que a utilização da Crioterapia como forma de tratamento deve seguir critérios para que não exista uma utilização desordenada e possa causar lesões em vez de benefícios, como coadjuvante de tratamentos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Visita e Tratamento recém chegada de Londres

Boa Tarde ,
Quem esteve aqui na Global Fisio na tarde de quarta feira (08/08/2012), foi a jovem canoísta Ana Satila, a atleta mais jovem a integrar a delegação Brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012 e a grande esperança do Brasil nos próximos jogos Olímpicos do RIO 2016.
"Aninha" como carinhosamente todos nós aqui da Global Fisio e demais atletas da Seleção Brasileira de  Canoagem Slalom  a chamamos, estava muito sorridente e não cansava de agradecer as manifestações, assim como, o carinho que tem recebido desde que voltou ao Brasil.

                                  Dr. Anderson Kirihara e Ana Satila (canoagem Slalom 2012)

Porém o motivo da visita, além de matar a saudades da equipe de Fisioterapeutas que a ajudou na preparação desde que foi nomeada atleta da Seleção Brasileira de canoagem slalom em janeiro 2012, após as seletivas , ela também veio tratar de um desconforto causado por uma contratura na musculatura paravertebral da coluna torácica.
A atleta como já citei esbanjou simpatia e muita alegria durante todo o tempo que ficou na clinica.

Parabéns Ana Satila , "Aninha" pelo seus feitos para a canoagem Brasileira pois sabemos o quanto  a modalidade esta crescendo, principalmente com o apoio que este ano tem recebido dos patrocinadores e colaboradores, assim como da comissão técnica de grande valor técnico e profissional este ano.


Diante disto só nos resta trabalhar e aguardar os novos jogos olímpicos para que todos nós possamos torcer  e buscar uma ótima colocação nesta modalidade da canoagem.

Parabéns!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Visita Da Semana

Boa tarde amigos que gostam de curtir as postagens aqui do meu blog, a visita desta semana na Clinica Global Fisio foi da grande e simpática Fernanda Borzuk , ou melhor carinhosamente NANA, Nanazinha.
Nana, jogadora de Futebol e talentosa na arte de esporte, chegou em Foz do Iguaçu na tarde de ontem e não pensou duas vezes logo após conferi o coletivo do Foz Futebol Feminino (ex Foz Cataratas), veio até a clinica matar a saudades dos fisioterapeutas e de alguns pacientes que fez amizade ano passado enquanto defendia a equipe do Foz Cataratas Futebol Feminino.
                                      Dr. Anderson Kirihara e Fernanda (nana)
Esta foi a visita da semana que alegrou todos nós da Global Fisio.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Osteoporose - pode ser tratada com Fisioterapia.


A osteoporose é a diminuição da massa óssea. Apesar do osso ser um tecido vivo que se renova permanentemente durante toda a vida, se a pessoa tiver pouca atividade física ou ingerir pouco cálcio durante as primeiras décadas de sua vida, tem o risco de desenvolver osteoporose aumentado.



Durante as primeiras décadas de vida, predomina a formação óssea e por último a atividade de reabsorção óssea, de tal forma que a massa óssea começa a declinar vagarosamente a partir dos cinqüenta anos de idade para a maioria das pessoas.



Com o passar dos anos, todos os ossos do nosso corpo são totalmente renovados e o cálcio é fundamental para o crescimento dos ossos e dentes. Todos os dias o nosso organismo recebe cálcio dos alimentos ingeridos e perde cálcio através da urina.



Se sai mais cálcio do que entra, o organismo retira cálcio dos ossos, para poder manter o nível de cálcio circulando no sangue. Com a diminuição da massa óssea, mesmo em níveis que podem ser caracterizados como osteoporose, nem sempre acarreta problemas ou limita as atividades da pessoa. A osteoporose quase nunca dói, e quando acontece de doer é porque houve fratura ou uma patologia associada chamada de síndrome dolorosa miofascial ou a osteoartrose, comuns na idade mais avançada.



Uma das conseqüências do envelhecimento é a perda gradual da massa óssea, que se torna mais frágil e as vezes diminui de tamanho. Por isso que algumas pessoas, quando se tornam idosas, diminuem de tamanho.



A osteoporose somente passa a preocupar quando começam os riscos de fraturas. As mais comuns são as fraturas de punho, úmero (osso do braço que vai do ombro ao cotovelo), vértebras, costelas e, principalmente, a do colo do fêmur (osso único da coxa).



As fraturas acabam complicando a saúde do idoso, metade das pessoas com fraturas de fêmur passam a ter limitações e até mesmo dificuldade de locomoção. Cerca de 40% dessas pessoas apresentam complicações circulatórias, troboembólicas, infecções respiratórias e desencadeamento do diabetes.



A falta de prevenção da osteoporose deverá resultar em algum tipo de fratura para metade das mulheres ao redor dos 70 anos e para duas em cada três mulheres aos 80 anos de idade. As medidas preventivas compreendem a ingestão de quantidade adequada de cálcio, o exercício físico, a correção dos níveis de estrógeno e o controle dos fatores que favorecem as fraturas.



Os Fatores de Risco para a Osteoporose.



Os fatores de risco são:



história familiar de fratura;

fumo;

mais de duas doses de bebida alcoólica por dia;

baixo peso e baixa estatura com ossatura delicada;

sedentarismo;

idade avançada;

uso contínuo de certos medicamentos como: corticoesteróides, anticonvuldivantes,ou metotrexate;

ingestão inadequada de cálcio;

ser da raça branca ou asiática.

Existem dois tipos de riscos para o desenvolvimento da osteoporose: o primeiro são aqueles não possíveis de correção e atinge pessoas que tem predisposição genética, como de baixo peso e estatura que têm a ossatura delicada; pertencer à raça branca ou asiática; e ter parentes próximos com o problema. A menopausa também é outro fator de risco não possível de correção.



Porém, existem casos em que se pode corrigir o problema e está diretamente ligado ao estilo de vida, como o fumo e a bebida, a falta de exercício físico, a alimentação que pode ser modificada e a terapia de reposição hormonal nas mulheres que têm baixa de estrógeno.



Como Prevenir a Osteoporose.



Quando a mulher se aproxima dos cinqüenta anos a produção de estrógeno diminui e a ovolução é interrompida. Com isso a mulher para de menstruar e algumas sentem dores de cabeça, dores pelo corpo, fadiga, ondas de calor, sudorese, secura vaginal, insônia, alteração do humor e aumenta a incidência de doenças coronarianas. Mas todas as mulheres tem perda de massa óssea em decorrência da queda dos níveis de estrógeno.



Uma das soluções para esses casos é a reposição hormonal, que protege contra as doenças coronarianas, reduz o risco de câncer uterino e é a melhor forma de interromper a perda de massa óssea e prevenir a osteoporose da pós-menopausa. Mulheres que tiveram câncer de seio ou que tenham enxaqueca, diabetes ou asma podem ter problemas com reposição hormonal. Nem sempre a menopausa requer o uso de drogas.



O exame que pode ser feito para medir o nível de perda da massa óssea é chamado de densitometria óssea e é indicado para as pessoas que apresentam pelo menos dois fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Nestes casos, a determinação da massa óssea é importante para auxiliar o tratamento.



Para prevenir a osteoporose é preciso fazer uma prevenção na adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.



Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana. O melhor é caminhar, correr, dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 30 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um, fisioterapia e hidroterapia também são dois aliados contra a osteoporose.



Outro fator que auxilia no tratamento na prevenção é tomar sol pela manhã e a ingestão de alimentos com grandes quantidades de cálcio. Algumas das melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados, porém recomenda-se consumo moderado de laticínios devido a sua grande quantidade de gordura. Deve-se dar preferência aos desnatados que possuem o mesmo teor de cálcio dos integrais.



Tudo sempre deve ser feito com a orientação de um profissional especializado.

Fonte: http://www.gracielycarvalho.com.br/