quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

HERNIA DE DISCO

HERNIA DE DISCO


A Hérnia de Disco se dá quando uma parte, ou até mesmo o disco inteiro, “escorrega” para trás ou para o lado. O disco é composto por um núcleo, que chamamos de núcleo pulposo e por um anel redondo, chamado de anel fibroso. Tanto o núcleo quanto o anel podem escorregar, causando uma pequena hérnia, denominada protrusão ou uma hérnia maior, quando afeta essas duas composições.

Embora tenhamos discos entre todas as vértebras – cervical, dorsal e lombar -, a hérnia mais comum é a da região lombar. Na grande maioria das vezes, a hérnia é causada por fatores degenerativos, daí a tendência maior do problema aparecer a partir dos 40 anos.

Com o passar do tempo, o disco perde altura e água, e vai se degenerando. As fibras começam a apresentar alterações e isso, associado ao nosso estado de “andar em pé”, tende a romper para trás, o que provoca a hérnia posterior.

Existe ainda a hérnia póstero-lateral, quando escorrega para trás e para o lado, podendo comprimir algumas raízes nervosas e, no caso da coluna lombar, raízes do ciático, provocando as conhecidas “dores ciáticas”, que podem irradiar até o pé, gerando “queimação” e “formigamento”.

Apesar disto apenas 20% dos casos necessitam de cirurgias. “A maioria dos casos é tratada de forma conservadora, ou seja, através de medicamentos, repouso nas crises, orientação postural, fisioterapia e alongamento muscular. Somente quando o tratamento não evolui é que o paciente é conduzido para uma cirurgia”.

Apesar dos avanços da medicina é possível prevenir os problemas na região lombar.

Para tanto, é indicada a realização de atividades físicas de baixo impacto, com alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna.

Estas medidas estabilizam a coluna reduzindo a força para frente ou para trás. “As atividades mais indicadas são hidroterapia, caminhadas, esteiras com velocidade lenta, exercícios localizados com pouco peso e alongamentos”.

Portanto a Global Fisio clinica de Fisioterapia, RPG, Pilates e Hidroterapia atua com protocolos conceituados e vem apresentando evolução satisfatória ao tratamento conservador dimunindo e dor e melhorando a qualidade de vida dos seus pacientes.

Quando se trata de atletas o cuidado deve ser ainda maior, pois normalmente o atleta não pode para ou encerrar sua carreira com esta patologia estrutural muito comum em atletas de alto rendimento e atletas de fim de semana também.

Importante ressaltar que a Global Fisio conta com profissionais de alta experiência podendo ainda oferecer aos seus pacientes o que tem de mais moderno na fisioterapia atual, assim como hidroterapia em piscina aquecida, Pilates e RPG, onde o paciente apresenta índices elevados de melhora.