segunda-feira, 28 de março de 2011

Joelhos Feminino

JOELHOS FEMININO
Mulheres, fiquem atentas com os seus joelhos! Estes são um dos pontos frágeis do corpo feminino. Existem diferenças anatômicas que diferenciam as patologias e sintomas entre homens e mulheres. Prova disso é o número cada vez mais alto de mulheres se queixando de dores na região. Até pouco tempo esportes competitivos eram exclusividade dos homens. Cada vez mais as mulheres estão conquistando seus espaços nessas atividades. As causas de dor no joelhos devem ser divididas em com ou sem trauma ou seja, lesões explicadas por alguma lesão anatômica ou lesões e dores devido a processos inflamatórios.

Uma das mais comuns causas de dor o joelho é a condromalácea ou, simplesmente, cartilagem mole. Mais comum no sexo feminino, a doença pode se instalar desde a adolescência até a meia idade.

A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de dobrar e esticar as pernas, como subir escadas e levantar da cadeiras. O fato da cartilagem ser avascular e aneural (ausência de sangue e sensibilidade), o motivo das dores é o processo inflamatório. Normalmente a condromalácea é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona uma hiperpressão lateral e uma hipopressão na faceta medial da patela. A hiperpressão ocasiona o desgaste e a hipopressão o amolecimento da cartilagem ( condromalácea ).

Talvez você esteja se perguntando: Será que fatores externos, como o tipo de sapato, o modo de andar, caminhadas muito longas ou o peso podem originar a doença? “Eles podem agravar, mas não originar a doença”, esclarece. Para quem tem condromalácea, os fatores mais prejudiciais são o excesso de peso e os exercícios inadequados. “Eles são grandes vilões das articulações! O spinning, por exemplo, feito sem orientação pode agravar o quadro”, avisa,outro fator é o sedentarismo associado à obesidade também é um grande problema.

O tratamento para da condromalácea é o uso de antiinflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Mas devemos ter a consciência de que cada caso é um caso”. É Importante ressaltar que a cirurgia só é necessária em casos graves de instabilidade.

A Global Fisio clinica de Fisioterapia, Hidroterapia, RPG e Pilates esta preparada e vem apresentando grandes resultados neste tipo de patologia.

Importante ressaltar que assim como a condromalacia outras lesões estão cada dia mais frequente nas mulheres atletas ou não.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sindrome Trato ilio tibial

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL EM CORREDORES







O primeiro para vencer uma lesão é reconhecê-la. A síndrome do trato iliotibial é uma tensão ou inflamação (geralmente pelo excesso de treino) da faixa de tecido que se estende ao longo da lateral da coxa. A banda iliotibial ajuda a estabilizar e movimentar a articulação do joelho, mas, quando não funciona direito, você sente dor ao correr.









Anatomicamente, o trato íliotibial é a continuação da porção tendínea do músculo tensor da fáscia lata, com contribuição da porção lateral dos músculos glúteo médio e mínimo. A zona de impacto da banda íliotibial com o fêmur ocorre em aproximadamente 30º de flexão do joelho, o que significa o momento logo após o contato do pé com o solo durante a corrida, por isso a alta incidência em corredores, principalmente os de longa distância.






Causas



A etiologia da síndrome do trato íliotibial é multifatorial, geralmente acomete corredores iniciantes, e está relacionada com aumento repentino do volume de treino semanal, treinos em declives, treinos em superfícies irregulares, alteração na biomecânica da corrida e pisada do tipo hiperpronada, a qual gera uma rotação interna da tíbia e conseqüentemente maior tensão na banda íliotibial. Encurtamento da banda íliotibial, da musculatura do tríceps sural, reto femoral, quadríceps, e déficit de força dos abdutores do quadril, como o glúteo médio e mínimo, aparecem como um fator importante no desenvolvimento da síndrome do TIT, devido à diminuição da habilidade dos abdutores de controlar excentricamente a adução do quadril.







Tratamento



O tratamento na fase aguda é tem como objetivo reduzir a inflamação focal no local da fricção da TIT com o epicôndilo lateral, e alívio da dor, e a fisioterapia é indispensável para o sucesso do tratamento, e são utilizado recursos antiinflamatórios como o ultra-som, laser, iontoforese e a crioterapia. Com a melhora do quadro, são acrescentados exercícios de alongamento principalmente da banda íliotibial e dos músculos que estejam encurtados, e fortalecimento dos abdutores do quadril. As alterações biomecânicas deverão ser corridas e o retorno do atleta a seus treinos de corrida deve ser feito de forma gradativa, começando com sprints leves, evitando treinos em declives.









Alongamento



Para alongar a região, deite, flexione os joelhos e então cruze a perna passando o joelho esquerdo passando por cima do direito. Jogue os joelhos para o lado esquerdo, enquanto gira o corpo transferindo o peso para o lado direito. Apoie o pé direito no chão e mantenha o ombro direito abaixado. Fique nessa posição por 2 a 3 minutos. Faça o mesmo com a outra perna.



Fortalecimento



Glúteos fortes podem ajudar a evitar a síndrome da banda iliotibial. Deite-se sobre o lado direito do corpo. Flexione o joelho esquerdo e apoie o tornozelo esquerdo logo abaixo do joelho direito. Mantenha o tornozelo nessa posição;eleve e abaixe o joelho esquerdo. Faça duas séries de oito repetições com cada perna.





Liberação miofascial


Boa opção para aliviar a tensão. Em dupla: deite-se de lado, com os joelhos flexionados. Peça ao parceiro para pressionar o antebraço dele contra a parte externa da sua coxa e então deslizar o braço.



Sindrome do trato iliotibial x tendinite patelar ( "joelho de corredor")







A síndrome do trato iliotibial costuma ser confundida com a tendinite patelar ou "joelho de corredor". Veja as diferenças







Síndrome do trato iliotibial





- Dor na parte externa do joelho



- O joelho dói durante os treinos longos, mas depois a dor passa



- A dor tende a piorar quando a pessoa desce escadas e ladeiras



- Movimentos acentuados de flexão do joelho não provocam dor



Joelho de corredor





-Presença de rigidez na parte da frente do joelho e no interior da patela



-O joelho dói no início da corrida, mas pára depois do aquecimento



-Dói mais quando a pessoa sobe escadas ou ladeiras



-Movimentos acentuados de flexão do joelho provocam dor







Dicas de prevenção!!

Antes da corrida => Troque o tênis velho por novos.



Durante a corrida => Reduza o volume, a intesidade e os treinos em subida. Se treina em pista, corra 1km em sentido horário e 1km em sentido anti-horário.



Após a corrida => Alongue e fortaleça, coloque gelo nos músculos, massageie-se com as mãos ou use um rolo de espuma.









Fonte:triatlo runner's world

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atletas de Final de Semana

Muitas pessoas que alegam não ter tempo de fazer exercícios durante a semana deixam os finais de semana para praticá-los. Nós sabemos que para ter um efeito seguro e eficiente através dos exercícios, melhorando o condicionamento de forma adequada, é importante manter uma regularidade nos exercícios.




Assim, se você quiser fazer caminhadas, alongamentos e atividades leves nos finais de semana, para ter bem estar, tudo bem. Agora fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana, pode representar a aquisição futura de lesões, além de não melhorar o seu condicionamento físico.

Correm riscos de lesão tanto os esportistas de fim de semana como os atletas com excesso de treinamento. Entre estes, estão as pessoas consideradas ativas fisicamente, que adquirem os benefícios da atividade física com menor probabilidade de lesão.



O excesso de atividade física pode provocar problemas hormonais e lesões para os atletas esporádicos.



Assim, a prática esporádica de esportes pode ser tão prejudicial à saúde quanto a vida sedentária. Por isso, aí vai um alerta para os atletas de fim de semana: fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado, podendo causar várias lesões. Esportistas que não tem os músculos preparados acabam no pronto socorro ou no consultório de um ortopedista.



O organismo precisa da regularidade para obter os ganhos que os exercícios oferecem. Se você não pode, pelo menos, caminhar quatro vezes por semana, não adianta querer tirar o atraso no fim de semana. Dependendo do caso, a sobrecarga pode ser muito grande e acabar ocasionando alguma lesão.



Na medida certa, a atividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar, mas se você praticá-los apenas nos finais de semana, poderá não ter estes benefícios, além de ser maior o risco de lesões.



Em contrapartida, o excesso de atividade física pode provocar problemas hormonais e as mesmas lesões para os atletas esporádicos. Entre as lesões estão:



Luxação: é a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é o campeão das luxações.



Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas, os atletas esporádicos também apresentam tendinites.



Contusão: é uma escoriação, geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.



Entorse: lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.



Distensão muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também chamado de estiramento muscular.



Ruptura de tendão ou ligamento: o joelho é o campeão deste tipo de lesão. Músculos fortes protegem mais os ossos, ligamentos e tendões.



Fratura: os ossos de pessoas sadias se tornam mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, pessoas ativas que fazem exercícios com regularidade, têm menos probabilidade de fraturas. Tanto os atletas de fim de semana, quanto os atletas profissionais, podem apresentar fraturas por estresse.



A dose ideal de atividade física é individual e delimitada pelo prazer e pela dor. Devem ser levados em conta a idade, motivação, aptidão e o biótipo. Sempre com base na avaliação física do indivíduo.



Recomenda-se fazer exercícios pelo menos quatro vezes por semana, incluindo no programa de atividades físicas os exercícios aeróbios, os exercícios com peso, os alongamentos e a Yoga, que não é só atividade física, mas principalmente reforma íntima e mudança de atitudes e hábitos.



Caso você já esteja sentindo alguns destes sintomas venha fazer uma avaliação na Global Fisio e veja a diferença e qualidade de vida que podemos acrescentar em sua vida.Venha agende agora 45 35246647